domingo, 31 de julho de 2011

Museu da Cidade | Urban Africa

Uma viagem fotográfica por David Adjaye.
52 Cidades Capitais.
Novos Padrões de urbanismo no Continente Africano.
25 de Maio a 31 de Julho
 
 
Um dos mais reputados arquitectos da sua geração, David Adjaye sai da sua linha de trabalho habitual para fotografar e documentar as principais cidades africanas, como parte de um projecto contínuo de estudo sobre a construção e os padrões de urbanismo em África. Esta colecção de fotografias é uma procura pessoal, motivada pelo escasso conhecimento existente dos ambientes urbanos no continente africano.
 
 
David Adjaye fotografou as características mais marcantes das principais cidades africanas, incluindo bairros suburbanos, urbanizações clandestinas e paisagens urbanas.


A exposição é introduzida por uma representação gráfica do projecto. Mapas de África em grande escala, políticos e geográficos, mostram o continente africano sob diferentes prismas: as línguas, as bandeiras, as zonas geográficas, a densidade populacional, as fronteiras e as cidades capitais que David Adjaye visitou. As fotografias, em pequeno formato, são depois apresentadas num longo mural, agrupadas por tipologia, cidade e paisagem e oferecem uma visão abrangente de cada cidade, onde estão presentes edifícios civis, comerciais, religiosos e habitacionais.



  Estas cerca de duas mil fotografias revelam as cidades em si, e analisam os edifícios e os lugares que têm um eco especial nas preocupações de Adjaye, como arquitecto. O projecto integral e a dinâmica do trabalho são dados a conhecer através de uma série de projecções, em escala alargada, que inundam o espaço criando um traço de união na diversidade entre arquitectura, cultura e paisagem urbana. Tudo isto sob o pano de fundo de ritmos africanos, compostos especialmente para a exposição por Peter Adjaye (irmão de David).


O olhar de um arquitecto, o olhar de um africano
Olhado muitas vezes apenas como um continente definido pelo subdesenvolvimento, a pobreza, a guerra e o turismo, através desta exposição, David Adjaye apresenta uma África sob uma perspectiva diferente. Este estudo detalhado irá revelar um quadro singular da vida actual em África, documentando a natureza da vida urbana em países em desenvolvimento. Um estudo geo-cultural único, que traça o perfil da cidade africana num contexto global. Adjaye captou o desenvolvimento urbano de cidades como Kigali, a capital do Ruanda, mostrando os traços do seu passado colonial; Tripoli, na Líbia, muito invadida pela energia do presente; as urbanizações informais nas periferias de novas cidades, como Abuja, Nigéria; e os vestígios do apartheid ainda inscritos em Pretória, na África do Sul.

Com ascendência ganense mas nascido na Tanzânia, David Adjaye foi para Londres em 1979. Formado pelo Royal College of Art em 1993, Adjaye fez a sua formação na David Chipperfield Architects e com Eduardo Souto de Moura, no Porto. David Adjaye ganhou a Medalha de Bronze do Primeiro Prémio RIBA, em 1993, e instalou o seu estúdio, o Adjaye Associates, em 2000, tendo sido nomeado para um Prémio Stirling, em 2006, pelo seu Whitechapel Idea Store. Reunindo uma obra de grande riqueza, foilhe recentemente atribuída a prestigiosa tarefa de liderar a equipa FAB – Freelon Adjaye Bond/Smith Group, responsável pelo projecto do novo National Museum of African American History and Culture (Museu Nacional de História e Cultura Africano-Americana), em Washington DC, previsto para 2015.

Uma exposição itinerante do Design Museum, Londres

Créditos: Todas as fotografias por David Adjaye

http://www.museudacidade.pt/

Festival dos Oceanos | Joss Stone & Sara Tavares






Festival dos Oceanos | Joss Stone








Festival dos Oceanos | X-Wife







sábado, 30 de julho de 2011

Festival dos Oceanos | 30 de Julho a 13 de Agosto



O Festival do Oceanos está de regresso a Lisboa, entre 30 de Julho e 13 de Agosto, para uma edição, que promete refrescar o Verão da capital, com diversos eventos de acesso gratuito.
Concertos, espectáculos de rua, museus abertos à noite, exposições, animação de rua e diversas actividades interactivas, dirigidas a públicos de todas as idades, fazem parte da programação desta iniciativa do Turismo de Lisboa que, durante duas semanas, anima o Eixo Ribeirinho da capital portuguesa.
A temática deste ano aborda conceitos como a Universalidade, a Sustentabilidade e o Entretenimento.
Esta é uma iniciativa reconhecida nacional e internacionalmente, que se insere no calendário anual de eventos culturais em Lisboa. O Festival dos Oceanos é já uma marca da cidade, atraindo uma média de 350 mil pessoas em cada edição, cumprindo, assim, o objectivo de combater a sazonalidade e aumentar o fluxo de turistas em Lisboa, durante o mês de Agosto.



Abertura dia 30 de Julho

Joss Stone | Sara Tavares | X-Wife

A abertura do Festival dos Oceanos conta como não poderia deixar de ser com um concerto de uma Banda Portuguesa - X-Wife, seguida da cantora, compositora e actriz, Joss Stone que é já uma das referências da música soul mundial.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inauguração no Arquivo Fotográfico | Av. De Roma | Fotografias 1930 - 2011









Exposição AVENIDA DE ROMA – FOTOGRAFIAS 1930-2011



Direcção de Projecto

Luísa Costa Dias, Maria Cecília Cameira, José Luís Neto

 
Conservação / Restauro / Descrição / Indexação

Ana Luísa Alvim, Célia Liberato, Margarida Duarte, Maria José Silva; Leonilde Viegas, Maria de Lurdes Baptista

 
Impressões Fotográficas

Cláudia Damas

 
Montagem de Imagens

Alexandra Nunes, Cláudia Damas, Fernando Cruz

 
Montagem da Exposição

António Puga, Fernando Cruz; José Luís Neto

 
Projecto de Iluminação

José Luís Neto

 
Iluminação

Serviços eléctrico-mecânicos CML

 
Serviço Educativo:

Alexandra Nunes, Paula Figueiredo

 
Secretariado

Ana Tavares, Débora Trindade

 
Slideshow

Edição Débora Trindade

 
Impressão das imagens em impressora profissional de grande formato Epson Stylus Pro, com tintas ultrachrome K3, em papel EPSON, UltraSmoothFineArt paper

 
Agradecimentos

Filipa Coelho e Paula Barão – EPSON

António Ramos – Orquestra Metropolitana de Lisboa

Arquitecto Fernando Jorge



 
DEDICAMOS ESTA EXPOSIÇÃO A LUÍSA COSTA DIAS (1956 – 2011)


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mais um livro de viagens "Mar das especiarias" de Joaquim Magalhães de Castro



Depois da "Viagem ao tecto do Mundo" regressa joaquim Magalhães de castro com,
Mar das Especiarias é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas. Mar das Especiarias é assim uma obra que assume verdadeira importância na divulgação do nosso património colectivo e que se lê com imensa curiosidade e prazer.

Cláudia Damas Fotografada por.......


 ......... Luís Pavão.
........ Luísa Ferreira.

Working.....

quarta-feira, 6 de julho de 2011

This is America | Cinema São Jorge 5 a 7 Julho | Harley Davidson Parade





Um evento organizado pela Camara de Comercio Americana em Portugal, cujo objectivo é promover a cultura americana e relação entre Portugal e os EUA.
Cinema, Literatura, Musica e Artes e sem faltar o "American Way of Life"

 mais info  http://www.cinemasaojorge.pt/destaque.php?id=1