quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eco Pista do Dão

Os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer, celebraram um protocolo com vista à recuperação da antiga Linha do Dão, desactivada, e transformaram-na na maior Ecopista de Portugal.
São mais de 48 quilómetros de Ecopista, assentes no antigo Ramal do Dão e, que unem estes três Concelhos através de uma forma suave de mobilidade.
A Linha do Dão ligava a Linha da Beira Alta - na Estação de Santa Comba Dão - à Cidade de Viseu, numa extensão de 49.214 metros. Esta Linha, inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira via-férrea a chegar a Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. Em Agosto de 1972 foi encerrado o serviço de mercadorias, seguindo-se em 25 de Setembro de 1988 o encerramento do restante serviço ferroviário da Linha do Dão


Percurso de Viseu

Inicio | Fim : Em Viseu (S. José), no Parque Urbano da Aguieira, junto à Ponte da Azenha.
Fim | Inicio : A meio do Túnel de Parada (Santa Catarina), logo após a Estação da CP de Farminhão.
Extenção: 18km aprox.

A ver: Resultante da requalificação do antigo Ramal ferroviário, pode encontrar diversas infra-estruturas pré existentes, como os edifícios dos Apeadeiros e Estações, os viadutos e as pontes. Entre outros, o Parque Urbano da Aguieira; a Ponte da Azenha - ponte romana sobre o Rio Pavia; a Ponte ferroviária de S. Martinho sobre a Ribeira de Mide; a Aldeia de Mosteirinho e a Ponte da Ortigueira - ponte metálica ferroviária, de Eiffel, sobre a Ribeira de Asnes, ou Rio Asnes; e, ainda, o núcleo museológico de Torredeita.




Percurso de Tondela


Inicio | Fim: A meio do Túnel de Parada (Santa Catarina), logo após a Estação da CP de Farminhão. Fim | Inicio: Junto à foz do Rio Pavia, entre Mouraz (Tondela) e Nagosela (Santa Comba Dão. Ao quilómetro 37,5 da Ecopista e ao PK 11,4 da Linha do Dão.
Extenção: 20km aprox.

A ver: Também neste Percurso se valorizaram as infra-estuturas pré-existentes, através da recuperação dos imóveis e transformação em serviços de apoio às comunidades envolventes e aos utilizadores da Ecopista. Ao longo da via pode, ainda, observar a antiga Igreja Matriz de Canas de Santa Maria, templo românico-gótico construído no século XIV e a Ponte de Tinhela, ponte metálica sobre o Rio Dinha. Na freguesia de Parada de Gonta visite o Castro dos Três-Rios, a Lagareta, as janelas Manuelinas, as diversas Sepulturas Medievais e os Pelourinhos.





Este percurso não foi feito na integra, falta a parte inicial ou final de Tondela a Santa Comba Dão. Fica para a proxima....
Bons passeios.
 
mais info: http://www.ciclovia.pt/

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Claudia Damas,

O site Ciclovia mudou o domínio de topo, de internet, e deixou de ser ".com.pt" para passar a ser apenas ".pt", por isso, agradecia a alteração do link nesta página.

Basta retirar o ".com" do link. Passa de www.ciclovia.com.pt para www.ciclovia.pt. Actualizar também os Favoritos, p.f.

Muito obrigado pela atenção.

Vítor Fonte Rodrigues