sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

5ª travessia da Via Algarviana | BTT | Pedestre


Este ano no sentido do Cabo de S. Vicente – Alcoutim a travessia será realizada nas modalidades Pedestre, Pedestre com burros de carga e BTT.As datas previstas são: Pedestre: de 24 de Março a 06 de Abril Pedestre com burros de carga: de 27 de Março a 06 de Abril
BTT: de 02 a 06 de Abril

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Inauração no Arquivo Fotográfico | Jindrich Steit


..O autor...


a sala.....



alguns convidados e curiosos...


momento musical......


e por fim a prova de cerveja Checa.......

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A preparar novo percurso em Monsanto | 21 Km

Local: Monsanto
Inicio/Fim: Atelier Cláudia Damas / Mata de São Domingos de benfica
Duração: aprox: 6h
Nivel: Médio
(falta o resto dos pormenores)



Passar pela Floresta caracteristica, por caminhos de terra batida ou em caminhos de pé posto.




bonito...


Um dos pontos mais altos, Miradouro de Montes Claros 


Mosteiro dos Jeronimos, emblema da cidade de Lisboa, a meio do percurso e optimo sitio para o almoço (não esquecer os pasteis de belém)...


... um pouco do troço da linha ferrea...




de volta ao Monsanto.... 


...por fim as amendoeiras em flor, em algumas zonas de Monsanto.


... a contagem final!
Vá para o campo cá dentro.....

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Magia da Polaroid | Raul Cunca | Casa da Cerca


Exposição: A Magia da Polaroid - Colecção Raul Cunca


Exposição promovida pela Câmara Municipal de Almada e patente na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de 4 de Fevereiro a 29 de Abril de 2012.

Inauguração e apresentação do livro: 4 de Fevereiro de 2012 às 17:00h

Comissário Científico: Raul Cunca.

A exposição é constituída por uma surpreendente colecção de sessenta modelos de máquinas fotográficas instantâneas Polaroid representativas do período de produção da empresa balizado pelos anos de 1948 (ano da produção da primeira máquina instantânea) e de 2010 (ano da comercialização da primeira máquina instantânea digital).

Os exemplares que constituem a exposição celebram a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation, sendo um exemplo do espírito empreendedor norte-americano que conseguia tornar as invenções em produtos de acesso fácil, chegando aos utilizadores através da sua produção massificada.

A constituição da empresa é também contemporânea do nascimento do design industrial nos EUA, sendo possível reconstruir este momento através de um percurso pelas máquinas fotográficas e documentos da época apresentados na exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz, bem como os últimos modelos são também representativos do design de produto contemporâneo deste país, com projectos liderados pelo inovador gabinete IDEO.

A exposição é ainda apresentada através de um livro que ilustra a colecção e a documenta, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objectos técnicos inscritos na cultura material, quer pela sua importância como objectos paradigmáticos da história do design.

A exposição A Magia da Polaroid - Colecção Raul Cunca representa assim o percurso do design industrial norte-americano entre a década de quarenta do século XX e o decénio de dez do século XXI, marcando também os setenta e cinco anos da fundação da Polaroid Corporation.

Nota Biográfica
Raul Cunca
raul.cunca@fba.ul.pt

Nasceu em Lisboa, no ano 1963. Doutor em design de equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em design industrial pela Domus Academy de Milão e Licenciado em design de equipamento pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. É desde 1994 Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, exercendo a coordenação do Phd na especialidade de Design de Equipamento. É também Professor da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Professor visitante do Master em design industrial da Facoltà di Architettura da Sapienza Università di Roma.

Como designer foi premiado em vários concursos e desenvolve a sua actividade em diferentes áreas (Equipamento, Produto, Museografia e Equipamento Urbano). Desde 1986 participa regularmente em exposições em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, EUA e Japão.

Os seus projectos têm sido publicados em revistas nacionais e estrangeiras, tais como: Revista Expresso; Pública; Design Report; Domus; Intramuros; Interni; Design Diffusion News. É também da sua autoria o livro Territórios Híbridos, UL-FBA, publicado em 2006.


Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

Rua da Cerca
2800-050 Almada
Horário: de terça a sexta das 10h às 18h . Sabado e domingo das 13h às 18h.
Encerra segunda e feriados
Tel: +351 21 272 49 50
e-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt
www.m-almada.pt/casadacerca