O testemunho fotográfico e em texto de mais de 50 anos a viajar pelo mundo de carro.
"Como eu vi Todos os países do Mundo (menos um)" é o título do álbum de 540 páginas, a grande maioria preenchida com fotos tiradas pelo autor, que escreveu todos os textos da obra, antes de falecer, há um ano, escrevem os dois filhos de Megre na introdução à obra.
O gosto pelas viagens, conta, começou quando tinha apenas 13 anos e nasceu numa deslocação com os pais à Galiza. A última viagem que conseguiu realizar, antes de adoecer, em 2008, foi ao Haiti.
Da Antártida ao Norte da Europa, da Ásia às Américas, José Megre percorreu cerca de 2,8 milhões de quilómetros em 193 países do mundo - circunstâncias várias fizeram com que não pudesse inscrever na sua lista apenas o Iraque.
O homem que participou várias vezes no famoso rally todo-o-terreno Paris-Dakar e organizou expedições em viaturas em quase todos os continentes, alimentava a ideia de que viajar é o "melhor que se pode fazer na vida".
Os recordes de visitas foram batidos pelas 104 vezes que esteve no Reino Unido e pelas 84 que se deslocou a França, seguidas depois pela Argélia, onde registou 32 permanências nas suas notas, neste caso alimentado pelo fascínio pelo deserto do Saara.
Mas o seu grande objetivo não era apenas acumular carimbos no passaporte, mas antes "tentar ver de carro tudo o que havia de mais interessante e bonito em cada pais".
Sem comentários:
Enviar um comentário