sábado, 18 de dezembro de 2010

Caminhada - CAOS - Serra de Montejunto 12km

















Extensão: 8,1 km.Grau de dificuldade: -Ponto de partida / chegada: A caminhada tem o seu início e termina alto da serra de Montejunto junto ao Parque de Campismo. Itinerário: Percurso circular.
"Inicie o percurso a partir do Parque de Campismo em direcção à entrada do Quartel, continuando sempre em frente até ao pinhal onde está instalado um parque de merendas.
Sem sair da estrada, vire à direita e desça em direcção ao cruzamento onde está aestátua de N. Sra. das Neves, seguindo a partir daqui a direcção para Vila Verde dos Francos. Depois de andar cerca de 900 metros vai encontrar, do lado direito, uma estrada de terra e, cerca de 100 metros depois, procure um pequeno carreiro que o vai conduzir para fora da estrada de alcatrão.
Suba a encosta seguindo este caminho de pastoreio até ao topo. Se não tiver vertigens aproxime-se da escarpa em rocha nua que tem do seu lado direito. Deste local pode alcançar uma magnífica vista panorâmica sobre o lado Norte da Serra. Voltando ao circuito, procure seguir o trilho em direcção ao pequeno bosque de pinheiros, mantendo a rota para Oeste. Acabará por chegar a um caminho de terra que o vai conduzir durante a descida da encosta até chegar a um pinhal por onde passa uma estrada de terra batida. Siga para a esquerda, direcção Sudeste, ao longo do Caminho do Sul.
Depois de caminhar cerca de 1.300 metros vai chegar ao Vale da Ramada, também conhecido por Vale da Cascalheira, onde encontrará um novo trilho que começa na curva apertada definida pelo vale. Siga por este trilho, conhecido pelo menos desde o século XIX como caminho dos “S”, o qual era utilizado pela população de Cabanas e Pragança para comunicarem entre si. O desenho do caminho facilita a subida, ajustando-se bem à orografia declivosa do terreno.
Quando terminar esta subida de maior declive fixe a direcção dos emissores de Montejunto e procure um trilho que o vai conduzir até uma curva da estrada de alcatrão. A partir desta curva já está muito próximo da igreja de N. Sra. das Neves. Visite o convento Dominicano, a capela de S. João e as ruínas que lhe são contíguas. Nesta zona vai encontrar leitores de paisagem que lhe permitem uma identificação mais fácil dos elementos que constituem a paisagem de perder de vista…
Depois de um merecido descanso, siga o sentido descendente da estrada de alcatrão até voltar a encontrar o cruzamento do parque das merendas. Vire à direita em direcção às instalações da Força Aérea e dirija-se para o ponto de partida junto ao Parque de Campismo. O circuito terminou."

Sem comentários: