Hoje senti-me como turista numa
outra cidade que não a minha.
Resolvi fazer um passeio por
Lisboa do passado, descobri recantos novos, miradouros solitários com uma vista
de perder a respiração...uma outra Lisboa com uma energia vibrante e
contagiante que não se vê durante a semana…
Alfama, do Árabe “ al-hamam” ou “
fonte quente”, que ainda esconde água quente e fria no seu solo.
O nosso percurso tem início junto ao graffiti de “José e Pilar” no Campo das Cebolas. Ainda com uma pequena alameda de Palmeiras, que nos podem dar alguma sombra. Seguimos pela Rua dos Cais de Santarém até chegarmos ao Chafariz D’El Rey, que no séc. XVI, quando servia navios da Carreira da India, era a principal fonte de água potável, encostado à muralha da cidade. Se contornar o Chafariz pelo lado esquerdo encontra a Travessa do Chafariz, ai está a Cisterna que o alimenta. Fica também a conhecer o Palacete Chafariz D’El Rey.
Descemos em direcção ao Largo de São Miguel em busca dos vestígios da Cerca Velha ou “cerca moura”, que teve a sua origem num primeiro sistema defensivo visigótico e posteriormente recuperado pelos muçulmanos no séc. X e mantido na reconquista cristã no séc. XII.
Passamos pelo Beco do Penabuquel, para espreitar umas das muitas portas da Muralha Fernandina, o Arco do Penabuquel, que hoje faz parte de um edifício.
Na Rua da Judiaria encontramos um dos troços mais bem conservados da Cerca Velha, e também a Fonte dos Poetas, que ao seu lado tem um poema de António Botto.
Subimos pela Rua da Adiça em direcção ao Largo Portas do Sol, mais um excelente miradouro da cidade, este não tão calmo e discreto como o de Stº Estevão. Após uma subidinha cheia de escadas mais uma breve paragem para beber um golinho de água e trincar uma bolacha.
Fomos em direcção ao Museu Teatro Romano (aproveitar que não se paga, até ver). Por hoje foi o ponto mais alto do nosso percurso, a partir daqui foi sempre a descer…
Teatro Romano, dedicado ao Imperador Nero. Serviu de pedreira para a construção da Sé de Lisboa, esta construída em local sagrado onde provavelmente esteve a Mesquita que por sua vez estava construída sobre um templo romano.
até ao proximo passeio....
1 comentário:
Lisboa é sem dúvida, uma cidade linda!!!
Enviar um comentário