quarta-feira, 28 de novembro de 2012

caminhada pelo Parque Nacional de Doñana | dia 03

Dia 03

Mais um dia chuvoso, que começou às 8h30 com o estridente grasnar dos patos no lago junto à nossa habitacion. Seguimos para um belo desayuno e despedida do Ardea Purpurea que tão bem nos acolheu.
Em direcção a El Rocio, desta feita fora de estrada, decidimos explorar os trilhos de peregrinação a cavalo tão característicos desta zona. Fizemos cerca de 22km, entre o Parque Nacional e o Parque Natural de Doñana, passando pelo chalet do Rei, um dos muitos pontos de interesse da reserva.












Chegando a El Rocio rumamos ao Acebron, outro dos Centros de Visitantes do Parque, onde em conversa com a guia do local ficámos a conhecer melhor as dificuldades por que passam, com "o advento da crise", as áreas protegidas em Espanha...




Aconselha-se uma visita a um dos quatro centros de visitantes à disposição, para saber mais detalhes sobre os diferentes valores existentes em Donãna. O centro “El Acebuche” fica situado a cerca de 3 km de Matalascañas e é o principal ponto de recepção do parque.
É aqui que se organizam e coordenam as actividades dos outros três centros existentes e onde o visitante pode ficar a saber tudo o que necessita sobre Doñana. Para além de uma completa exposição sobre o parque, poderá ainda marcar uma visita num dos jipes que diariamente percorrem o interior desta área natural. Existe ainda um percurso pedestre em torno da Lagoa do Acebuche, onde o visitante pode tomar contacto com alguma da fauna aquática aí existente.
As visitas a cavalo também se encontram à disposição dos visitantes.
Outros centros de visitantes são: Centro de Visitantes “La Rocina” (El Rocío); Centro de Visitantes “Palácio del Acebrón” (El Rocío); Centro de Visitantes “José António Valverde” (Sevilha); Centro de Visitantes “Fábrica de Gelo” (Sanlúcar de Barrameda).




Mais um percurso pedestre de cerca de 6km, onde avistamos muitos pequenos pássaros e pegadas de cervideos e gineta.
Paramos de novo em El Rocio para um fantástico almoço que incluiu espinacas con garbanzos, aquela sopa de tomate característica, e veado estufado com legumes, tudo uma delícia e por preço moderado!
Infelizmente, o tempo disponível para esta estadia tinha-se esgotado, e assim rumámos a Lisboa, como sempre com a certeza de querer voltar.



Acesso aos observatórios das Marismas.





... até ao próximo passeio.

Sem comentários: