segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Exposição Nuno Matos Duarte | Arqueografia | Arquivo Fotográfico





Como chegar:
Arquivo fotográfico de Lisboa
Morada: Rua da Palma, nº 246,
1100-394 LISBOA
Metropolitano: Estação Martim Moniz
Autocarros: 34, 40, 708
Elétrico: 12E, 28E

Patente ao Público de 24 janeiro a 8 março de 2014

De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Encerra aos feriados |Entradas gratuitas

domingo, 19 de janeiro de 2014

Caminhada na Serra da Estrela | Iniciação ao Alpinismo com a 7Cumes



Dadas as condições excelentes para a pratica de caminhada invernal, nada como a nossa Serra da Estrela para fazer as honras ao inicio da época.
Foi uma caminhada com cerca de 5km, com uma subida ao cume do Cascalvo e respectiva foto no marco geodésico e  passagem pela nave de Santo António.
Por fim terminamos com técnicas de alpinismo no Covão D'Ametade. Workshop intensivo que  permite experimentar fazer alpinismo, com progressão em terrenos nevados (com e sem crampons, autodetenções) e subida de um corredor de neve.
Esta actividade teve o cunho da 7cumes mais info aqui http://www.7cumes.pt/














...boas caminhadas.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Última Caminhada de 2013 | Serra da Boa Viagem


A Serra da Boa Viagem situa-se a três quilómetros a Norte da cidade da Figueira da Foz com 261,88 metros de altitude, cota do vértice geodésico da Bandeira, na freguesia de Quiaios.



Serra da Boa Viagem e Praia de Quiaios
Cerca de 83% da sua área situa-se nas cotas dos 150 a 250 metros de altura.
O facto de esta elevação se encontrar junto do Oceano Atlântico, confere a esta, e a toda a zona envolvente, uma paisagem de singular beleza, de que se destaca o "Parque Natural da Serra da Boa Viagem" este está servido por várias estradas asfaltadas e por inúmeros caminhos florestais em terra batida, sendo a de maior importância estrutural e estruturante a estrada que sobe do Cabo Mondego até ao Abrigo da Montanha e que depois acede à Bandeira, descendo para Quiaios, através do Cruzamento do “Triângulo”, quer por representar a via com maior tráfego, quer por poder marcar uma barreira física que corta o Parque em duas áreas. A rede viária transitável por veículos ligeiros e pesados tem cerca de 26,57 km, o que corresponde a uma densidade de 64,46 m/ha. A estes caminhos acrescem cerca de 8.000 m de outros em terra batida, cujo piso só permite a circulação de veículos todo-terreno. Tem inúmeros caminhos pedonais, circuitos cicláveis, onde o visitante poderá observar um rico património natural, arqueológico e paisagístico e variados equipamentos, estando os principais a pouco mais de cinco minutos do centro da cidade. com um vasto património natural, arqueológico e paisagístico. No seu extremo ocidental situa-se o Cabo Mondego.
A sua vegetação é constituída por Pinheiro-Bravo, Cipreste-português, Tojo, Urze, entre outros.



Bom, já despachadas da parte teórica do passeio, vamos ao que interessa...
Desta feita uma resolução à última da hora, então afinal para onde vamos passar a Passagem de Ano??? Hummm que tal a Serra da Estrela?... pois tudo esgotado ou com preços fora do orçamento... e mais perto? Onde? que tal a Figueira? e isso tem algum sitio para caminhar um bocado?..... hummm sim na Serra, ok então pode ser.....

Com um percurso com cerca de 14km, que teve o seu inicio perto da Capela da Senhora da Boa Viagem, até às cotas mais altas da Serra....




.. aqui num dos Miradouros que se pode ver toda a área que circunda a Serra....





este é um local a não perder da serra, é preciso fazer um desvio mas vale a pena....




Boas caminhadas e bom ano.....



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

José Maças de Carvalho | Exposição no Arquivo Fotográfico de Lisboa





“Arquivo e Domicílio”, o projeto de exposição proposto por José Maçãs de Carvalho surge na sequência de um projeto de investigação (dissertação de doutoramento em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, em fase final) iniciado em 2011 com a exposição “Arquivo #0”, no CAV, em Coimbra, continuado em “Arquivo e Alteridade”, na galeria VPF, em Lisboa, e “Arquivo e Nostalgia”, no atelier Concorde, em Lisboa e Guimarães no Laboratório de Curadoria, em 2012. 

 “Arquivo e Domicílio” problematiza, de forma experimental, o processo de significação de imagens fotográficas realizadas ao longo de mais de vinte anos, a partir do meu arquivo. Toma-se como referência cultural e matriz estilística a obra “Bilder Atlas” de Aby Warburg (1866-1929) e duas ideias -chave: a “lei-da-boa-vizinhança” (termo cunhado por Warburg) que permitiria criar relações não-hierarquizadas entre as imagens, e também uma “iconologia dos intervalos”, conceito para definir as relações de significação entre aquelas imagens, ou melhor, as tensões relacionais entre imagens. 
“Arquivo e Domicílio” procura uma temporalidade única, larga e extensiva, usando imagens de várias series, num período de cerca de 25 anos (o meu tempo de prática artística). A organização não-hierarquizada, sem uma narratividade linear, de imagens encontradas no meu arquivo, para uma relação eminentemente tensa, desvalorizando o significado de cada uma isoladamente, pretende ativar de forma reverberativa (Michaud) uma constelação significacional, numa espécie de atlas, conforme a “lei-da-boa-vizinhança “warburgiana. 
Este projeto encara a possibilidade de se elaborarem “atlas-de-imagens” que possuam, em potência, a ideia de trânsito entre o singular e o universal, o privado e o público, a imagem e a linguagem, num processo autorreflexivo e retrospetivo, de forma a compreender escolhas temáticas, sublinhando traços que ligam as obras, numa perspetiva formal e conceptual.”
José Maçãs de Carvalho

O autor:
José Maçãs de Carvalho nasceu em Anadia, Portugal, em 1960. Atualmente, vive e trabalha em Anadia. É pós graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau e licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Foi bolseiro do Centro Português de Fotografia, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Oriente.Para além de Portugal, já expôs em Madrid, Paris, Marselha, Macau, Barcelona e Rio de Janeiro.

Como chegar:
Arquivo fotográfico de Lisboa
Morada: Rua da Palma, nº 246,
1100-394 LISBOA 
Metropolitano: Estação Martim Moniz
Autocarros: 34, 40, 708
Elétrico: 12E, 28E

Patente ao Público de 24 janeiro a 8 março de 2014

De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Encerra aos feriados |Entradas gratuitas