quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

GR 15 - Grande Rota do Guadiana





Dia 00
Mais um final de ano, e mais uma caminhada longa e este ano resolvemos ir autonomia total e com um cão! Rota escolhida pelos factores meteorológicos a zona sul, e com o tempo limitado a 4 dias.
Fomos de Lisboa a Vila Real de Santo António logo a seguir ao Natal e ainda a transpirar filhoses, rabanadas e bolo rei e tudo a que tínhamos direito! 
Estabelecemos a base em Vila Real em casa de uma amiga que gentilmente nos cedeu por um par de dias a sua casa.


São 65 quilómetros de rota pedestre [Grande Rota do Guadiana – GR 15], desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando marcha em Alcoutim (ou vice-versa), pois nós por questões logísticas iniciamos  a caminhada na bela vila de Alcoutim.

O início ou fim da GR 15 é em VRSA, também ponto de ligação à Ecovia do Algarve em direção a Sagres, um corredor verde com uma extensão de 214 quilómetros devidamente sinalizado.

O percurso segue para Castro Marim, atravessa a vila em direção a Monte Francisco, passa pelas localidades de Junqueira, Azinhal, Almada de Ouro, Alcaria, Odeleite, Foz de Odeleite e entra no concelho nordestino de Alcoutim, na aldeia serrana de Corte das Donas, onde começa a subida do rio com passagem pelas localidades de Álamo, Guerreiros do Rio, Laranjeiras e Montinho das Laranjeiras até ao Miradouro do Pontal. A GR 15 continua pela povoação do Marmeleiro até chegar à vila de Alcoutim, esta por sua vez com ligação à Via Algarviana.


Dia 01
Saída de Vila Real as 09h00, bom neste dia inicial a ideia era mesmo estar tudo pronto a andar as 07h00, logo pela fresca! mas como não podia correr tudo bem a garrafa da Sandra decidiu que devia abrir entornando a água por dentro da mochila :-/ toca de tirar tudo para fora e ver o que estava molhado e secar com o secador algumas coisas...
Quando finalmente estava tudo ok lá partimos para Alcoutim. Deixamos o carro estacionado junto aos Bombeiros e avisamos que iríamos fazer a a caminhada e que o carro iria ficar ali até ao dia 30 de Dezembro, dia que já estaríamos em Vila Real.







As vistas  fabulosas....


















...Durante o percurso fomos apanhando laranjas e limões deliciosos! Uns serviram para sobremesa e matar alguma sede ( pois os postos de água são de poucos a nenhuns! ) por outro lado os limões para além do chá ajudaram a lavar a loiça!





Spot com uma vista sobre o rio com direito a mesa e cadeiras para a paragem de almoço.



Como o peso das mochilas já se fazia sentir ( entre 10kg e os 12kg ) fizemos uma paragem estratégica em Guerreiros do Rio para repor hidratos....



Avançamos um pouco mais para chegar à conclusão que o mais prudente seria acampar pois estava a ficar escuro e não sabíamos se teríamos algum terreno em segurança para pernoitar. E assim foi encostamos a mochilas e procuramos um terreno para montar as tendas em segurança, longe de olhares mais curiosos e também longe de uma possível subida do rio pois o tempo estava a ficar cinzento.
E ainda bem que assim fizemos pois choveu bastante durante a noite.



Dia 02
Para breve.... 







Sem comentários: