sexta-feira, 15 de junho de 2012

Curso essencial de Bushcraft | Dia 01

Como já haviamos feito num post anterior, que iriamos estar numa formação de "artes do mato", vamos então relembrar o que é o Bushcraft, é uma actividade cuja tradução mais livre para o português seria “artes do mato”. Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e acção sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas têm vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias.
Iniciamos o fim de semana pelas 10h00 onde conhecemos os restantes formandos e respectivos monitores.
As primeiras horas foram passadas em torno do que é essencial em campo: 1- Instrumento de corte (faca, machado), 2- Reservatório de água ( Cantil ), 3- Corda, 4- Fogo (várias maneiras de fazer), 5- Algo para nos cobrir ( saco cama, manta, manta termica, etc.)

A regra dos 3
3 segundos sem ATENÇÃO (suficiente para um acidente),
3 minutos sem AR (dão-se as primeiras lesões cerbrais),
3 dias sem ÁGUA (maximo que aguentamos), o corpo só absorve 200ml por hora, mais do que isso é excretado, por isso é importante manter uma hidratação constante o que aumenta a concentração, capacidade de raciocinio, etc.
3 semanas sem COMER (ao contrario do que se possa pensar, a água é-nos mais essencial do que a comida. Comer consome água, logo se tiveres pouca mais vale não comer para te manteres hidratado).


Faca: Instrumento constituído por lâmina cortante presa a um cabo, ou utensílio de metal, osso, marfim, madeira, etc. com bordas finas utilizado para cortar (…).



Construimos um apoio para colocar a pedra de afiar, para termos sempre a mesma tensão e angulo quando se afia a faca.


Instrumentos para a manutenção da sua faca.



1.    Lâmina (conjunto dos itens 3 a 8)
2.    Cabo ou empunhadura (conjunto dos itens 9 a 11)
3.    Ponta ou ponteira
4.    Fio ou gume
5.    Desbaste (vazado ou bisel)
6.    Dorso ou contra-fio
7.    Mosca
8.    Ricasso
9.    Guarda
10. Pomo
11. Cordão
Existem diversos formatos e tipos de facas, as mais conhecidas são: facas gaúchas, facas culinárias, facas táticas e de combate, facas de camping, facão de mato e as lendárias facas "bowie". Destacam-se ainda as facas utilitárias, termo usado genericamente para designar as facas que não se enquadram em um dos demais tipos com nomenclatura específica. Podem ser citados como exemplos de facas utilitárias as "skinner", usadas por caçadores para retirar a pele de animais ou mesmo as facas especificas para "escavar" colheres, entre outras.

Após termos feito a manutenção as nossas facas e para alguns o primeiro contacto com as mesmas. Vamos aprender a fazer fogo e mante-lo.
Fogo: fenómeno que consiste no desprendimento de calor e luz produzidos pela combustão de um corpo.

a primeira fase passou por procurarmos materia para fazermos o nosso " ninho", de preferencia materia bem seca para servir de mecha, palhas, algodão de algumas árvores, serradura seca, materiais lanosos, etc.. para utilização futura guarde em local seco e à prova de água.
Aqui o metodo utilizado foi firesteel.


o meu material após a recolha.

amassar o material recolhido, para soltar as fibras e parti-las um pouco para mais facil atear.

o meu ninho, já com Charcloth ( tecido 100% algodão, queimado em redução de oxigénio).




a utilização do firestel

... um pouco de paciência e....
... temos Papa.




e por fim o tão desejado fogo. Já para preparar o almoço...

Peixe grelhado com legumes grelhados e pão.

Da parte da tarde pode-se dizer que foi mais emotivo, pois tivemos que matar um coelho,e prepará-lo para comer e tratar da pele, pois tudo se aproveita.




Colocamos o coelho seguro pelas patas de trás, e começamos por tirar a pele sem estragar, após estar concluida esta tarefa o seguinte passo é limpar e não deixar que as tripas contaminem a carne.

Tarefa concluida vamos para a parte da construção de um abrigo para passar a noite.

Abrigo: local que serve para abrigar (...) algo que serve de protecção contra os rigores do tempo.

A função primaria de um abrigo é proteger o individuo dos perigos e riscos proprios do ambiente de sobrevivência. Um abrigo bem construido também pode fornecer conforto e bem estra psicologico.
Tipos de abrigo mais utilizados: A frame, Lean to.











Terminada a tarefa de fazer um abrigo, a melhor maneira de passarmos uma noite confortavél, é estarmos isolados do frio e humidade que vem da terra. Nada melhor que fazer uma cama de folhas.
Perdemos calor por: Transpiração, Evaporação, Respiração, Radiação.




bem espalhadas...

... e por fim o resultado final, o abrigo para a noite.

Antes ainda de fazermos o jantar, vamos construir filtro simples, para de grosso modo limpar impuresas maiores que possamos encontrar em linhas de água. Precisamos de um recepiente, um lenço ou outro tecido, ervas verdes, areia e um pouco de carvão
O tecido funciona como filtro principal, na qual se coloca por camadas, ervas, areia,carvão e ervas.













E já temos água para preparar o puré de batata que vai acompanhar os coelhos.
colocando de novo em acção os conhecimentos sobre a preparação de uma fogueira, toca a grelhar o coelho.



Sobremesa maçã assada com chocolate (estava deliciosa).


Restante serão a preparar as peles do coelho para serem curtidas. São guardadas com sal grosso até à preparação que passa por varias fazes ( raspar para tirar as gorduras e impurezas, lavar, esfregar a pele com um preparado feito à base da mioleira do animal, para o pêlo não cair e secar com sal).





café para os mais resistentes, dois dedos de conversa e boa noite para todos. Pois amanhã temos caminhada pela serra.

Mais info:  http://escoladomato.com/
Manual de Sobrevivência, publicações Europa-América

1 comentário:

Javali disse...

Olá miúdas, gostei das fotos que vi, estão no bom caminho....