quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mangualde | Caminhada Nossa Senhora dos Verdes | PR 4 MGL



PR 4
MGL
Rota da Srª dos Verdes | Mangualde


Para quem está um pouco distraído Mangualde situa-se na Região Centro. Localiza-se a mais ou menos 15 km da sede do distrito de Viseu.  O concelho de Mangualde confronta-se a Norte com o concelho de Penalva do Castelo, a Oeste com o concelho de Viseu, a Sul com os concelhos de Nelas, Seia e Gouveia e a Este com o concelho de Fornos de Algodres. Dispõe de uma superfície de 220,72 km abrangendo um total de 18 freguesias.




Este percurso foi realizado em Dezembro de 2012, durante a pausa de Natal e como tal não quis deixar a sugestão para conhecer um pouco mais este município. De momento estão activos 5 percurso, incluído o da Srª dos Verdes. Em que os PDF’s podem ser descarregados em


Este percurso tem o seu inicio na Ermida da Nossa Srª dos Verdes ( para quem como eu não levou gps, não é fácil encontrar a Ermida, perdi cerca de 1h30 até dar com o local ) entre falar com os locais e tomar um café numa pequena povoação lá chegamos ao sitio!




Como tinha chovido dias antes, o terreno estava bastante alagado, aconselho botas bastante impermeáveis, pois ao fim de uns metros, os pés estavam a "nadar".
O caminho em alguns troços não se encontra nas melhores condições, não estou a falar de marcações, mas sim a precisar de limpeza. 


Passamos por um abrigo de pastores...


Numa aberta da vegetação vislumbramos o Rio Mondego, com algum caudal, devido às chuvas que ocorreram nestes dias.



... e como choveu os seus pequenos afluentes também estavam cheios de vigor, numa das varias travessias dos pequenos "rios" que alimentam o Mondego.


Um troço do percurso segue pela calçada romana, que vai acompanhando a Ribeira de Guimarães. 


Moinhos da Retorta e Moinhos da Ribeira.


Mais uma travessia desta feita, junto a um dos túneis do Caminho de Ferro.


Serra à vista....


Um percurso alternativo ao terreno cheio de água, para o regresso à Ermida da Srª dos Verdes.




E de novo no ponto inicial, a Ermida da Srª dos Verdes.
Este percurso não foi realizado na integra, apenas uns 5 km, pois devido a demora até encontrar o ponto inicial, e aos compromissos familiares do dia 24.
Mas em breve será completado e colocado aqui o seu relato.

Boas caminhadas


Sem comentários: