quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Levada dos Tornos | Madeira



É possível ir à Madeira e não ficar com a carteira vazia, com a utilização do famoso couchsurfing (https://www.couchsurfing.org/) e pernoita em alguns pontos estratégicos bem organizados faz-se uma visita com valores bem convidativos. A utilização dos transportes públicos também é possível com uma gestão de tempo e de sítios a visitar organizados. As empresas que operam na ilha da Madeira são, os Horários do Funchal (http://www.horariosdofunchal.pt/) estes são de circulação urbana, os horários também gerem a companhia dos Carros de São Gonçalo que faz alguns trajectos interurbanos, há ainda a Rodoeste (http://www.rodoeste.pt/) que funciona como interurbano para algumas zonas da Madeira, e o SAM (http://www.sam.pt/) que são designados por Sociedade de Automóveis da Madeira, circulando na zona Este.



Logo que possível façam uma visita ao turismo, para saber quais as levadas e veredas que estão fechadas ou outros avisos importantes (http://www.visitmadeira.pt/?s=menu&e=/madeira/passeios-a-pe&i=por) e para obter um mapa simples da ilha e outro das carreiras de autocarro.

A primeira caminhada desta visita foi a Levada dos Tornos, que tem o seu início no Monte e termina perto da Camacha, são cerca de 17 km. È um percurso fácil, alternando entre zonas urbanas e zonas arborizadas, com parte do percurso com vista para a baia do Funchal. Para chegar apanhamos os bus Horários do Funchal (20, 21 ou 22), cada bilhete custou 1,90€ com a aquisição do bilhete Giro que é recarregável, já da Camacha para o Funchal são o bus de São Gonçalo (77;110;129), cada bilhete custou 2,15€, ter em atenção que as viagens são algo demoradas porque passam por muitas zonas até ao destino final, mas não deixam de ser uma maneira interessante de viajar e conhecer outras realidades.




Este percurso tem o seu início nas Babosas, junto à Igreja do Monte. Comece por descer em direcção ao teleférico e vá seguindo as indicações. Desça pelo vale em direcção à Ribeira e a seguir suba até encontrar a levada.




Ao longo do percurso poderá admirar a fauna e flora da região. De vez em quando abre-se uma janela com uma vista fabulosa para a Baía do Funchal. Algures a meio do percurso poderá fazer uma paragem na Casa de chá e espreitar o seu jardim.








Ainda vestígios do temporal que assolou a ilha há uns atrás, esta deve ter sido uma das pontes que foi recuperada com os milhões investidos na Madeira, a necessidade aguça o engenho!



Mais uma utilização fantástica para re-utilização de pneus...





... e a chegada ao ponto inicial ou final dependendo de onde se inicia o percurso.



Sem comentários: