segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Península de São Lourenço | Madeira



Muito pouco à dizer deste percurso, a sua beleza fala por si. É um dos percursos imperdíveis da ilha da Madeira. Acesso por transportes públicos SAM nº 113, a partir do Funchal, atenção o último é as 18h00, cada bilhete custa ( 3,30€ ). Durante o dia existe um pequeno bar ambulante, vulgo roulotte, no parque de estacionamento perto do início do percurso, Baía d’ Abra.






O trilho está bem assinalado, desce até um pequeno vale e depois segue ao longo de um caminho de tabuas. Logo desde cedo se avista o cume do Pico do Furado, que se vai mantendo no nosso horizonte até chegarmos à sua base onde está a casa do Sardinha (centro de interpretação). De tempos a tempos surgem uns pequenos miradouros com vista para a recortada costa de escarpas abruptas e pequenos ilhéus perdidos no mar.






Do lado sul pode-se avistar a estação de piscicultura, continuando por alguns caminhos mais sinuosos com apenas uns metros de largura e com uma arriba de 100m a pique para o mar.







Após um pequeno descanso e aproveitando para ver os pássaros que povoam a ilha, perto da Casa do Sardinha, aventure-se a subir o Pico do Furado, o início do percurso fica nas traseiras da casa. Existe uma placa no local a alertar da dificuldade da subida ( ter atenção se estiver muito vento), lá em cima existem 2 cumes com uma vista soberba da ilha, como também é possível ver Porto santo ao largo. Descanse a vista faça um lanche no topo e prepare o regresso, é que ainda falta todo o percurso de volta.




....boas caminhadas!

Sem comentários: