terça-feira, 22 de julho de 2014

Serra da Lousã | Aldeias de Xisto | 5 dias a caminhar


Dia 2

Este dia seria o de todos o mais exigente em termos físicos, pois tínhamos um desnível acumulado de 639mt. No total de km foram cerca de 12.
Este percurso está inserido na Rede Natura 2000, porque ainda se encontram espécies de grande importância de fauna e flora. Fomos passando por alguns bosques de Castanheiros e de Carvalhos, e também por zonas de Pinhal e Eucaliptal… mais junto as linhas água podem ver-se Azareiros, Ulmeiros e Azevinhos… claro que quanto a fauna nesta época é difícil de avistar contudo mais ao final do dia ainda se podem avistar Veados, Javalis e Raposas e alguns esquilos… nós conseguimos ver uns Guarda-Rios, algumas lagartixas e umas rapinas.


... a caminho da Aldeia da Pena, foi assim o inicio do dia.


Iniciamos o percurso na Aldeia da Pena, junto à ponte que atravessa a ribeira com o mesmo nome Pena. Esta pequena aldeia é das mais bonitas da rede de aldeias de xisto, mas visita fica para a chegada. Seguimos em direcção à Comareira o ponto mais a alto da nossa caminhada de hoje e local para um merecido e refrescante “meio banho” no tanque junto ao miradouro e altura para também almoçar que a fome já fazia das suas….
Continuamos para Aigra Nova, fizemos uma paragem na loja das aldeias de Xisto para experimentar um licor de Figo e descansar um pouco as pernas da subida, aqui tem uma bica de água fresca e óptima para abastecer os cantis. Toca de seguir caminho pois ainda falta um pouco até ao refrescante banho na Ribeira da Pena, passamos por último em Aigra Velha. O percurso final até a Aldeia da Pena é muito refrescante este desenrola-se junto a uma antiga levada e açude no qual fizemos mais uma paragem para banhos… não resistimos.

Finalmente a chegada com direito a novo banho na Ribeira da Pena e perto do Poço da Lontra… excelente percurso dos melhores que já fiz.








...foi um excelente dia de caminhada.

Sem comentários: