terça-feira, 22 de julho de 2014

Serra da Lousã | Aldeias de Xisto | 5 dias a caminhar

Dia 3
Depois do dia de ontem, hoje esperávamos um dia mais calmo… hummm talvez menos exigente, mas tal não aconteceu…
Para hoje tínhamos pensado seguir o vale do Ceira, entre algumas aldeias mas também com a ideia de bastantes banhos pelo caminho…
Fizemos um trilho circular com cerca de 14km em que o ponto mais complicado era a subida até à aldeia de Cadafaz com os seus imponentes 562mt….
Acumulamos neste percurso cerca de 930 mt de desnível.


Iniciamos a caminhada em Cabreira, situada junto ao Rio Ceira, com algumas construções em Xisto ( lagar de varas comunitário e algumas Tulhas ) e de momento em recuperação pois tem também uma praia fluvial óptima para banhos….  Fizemos o percurso logo pela fresca a pensar na subida e após decisão entre todas, foi decidido que faríamos o percurso ao contrário para iniciar logo a subida… pois foi uma decisão acertada. Passado o Cadafaz fomos em direcção a Candosa, Sendinha e de novo de volta a Cabreira. Ao longo de todo o caminho é possível encontrar inúmeras alminhas.
De momento este trilho encontra-se em muito mau estado de conservação (muitas silvas, caminhos fechados e necessidade de encontrar alternativas), e não é fácil a sua circulação para caminheiros com pouca experiência.

Após o esforço que foi de andar a cortar silvas e de andar um pouco às voltas até encontrar o caminho certo retemperamos as forças na praia fluvial de Cabreira e por fim fechamos mais um dia de belos percursos no restaurante Tranca na Barriga onde comemos muito bem uma Tiborna de Bacalhau e sempre acompanhada por um belíssimo vinho tinto da zona e terminamos com uma Tigelada típica da zona… enfim tudo delicioso.





... o interior de uma alminhas.


O Vale.


 

... secret spot para banhos fenomenais!!!


na jardinagem.


vista do Cadafaz




...acabamos de barriga cheia das paisagens, dos banhos, dos costumes e da gastronomia.

1 comentário:

Emilia disse...

É SANDINHA