segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Rotas das Quintas | Cascais - Sintra

Bom... não sei se já é feitio ou defeito, mais uma vez hora combinada 9h30, hora real de saída 10h30. Enfim o dia avizinhava-se chuvoso mas afinal nem uma gota apanhamos e foi mais um dia de excelente caminhada.


Dados do percurso:

Acesso: estradas 247, 9-1, 247-5. 
Ponto de partida e de chegada: Malveira da Serra, junto ao chafariz. 
Extensão: 15,3 km.
Duração: 4h.
Dificuldade: média. Algum desnível.
Apoios: painel de início de percurso. Folheto.
Pontos de interesse: Janes; Vale de Cavalos; Rio da Mula; Zambujeiro; e Alcorvim.
Tipo de itinerário: circular.


O percurso de hoje inicia-se na Malveira da Serra e decorre pela encosta sul da Serra de Sintra, onde iremos ver ainda o que resta das formações sedimentares e onde se pode observar as formas especiais ocasionadas pela erosão não uniforme dos calcários pela água os Lapiás. Vamos passar por zonas onde predominam os pinhais de Pinheiro-Bravo, Medronheiro, Carvalhiça, Torga, o Rosmaninho para falar de algumas...





... ainda a sair da zona habitada da Malveira.



Nas imagens abaixo, e com muita pena nossa já não conseguimos salvar o belo Pisco, mas foram trazidas cerca de 9 armadilhas e deitadas fora fica o alerta que perto das povoações ou nos caminhos de acesso, alguns individuos colocam estas armadilhas ilegais e ainda por cima numa zona de Parque natural e inserido na rede Natura. Vai ser feita queixa IcNf.



O percurso ladeia a Ribeira das Vinhas, já perto da Quinta do Pisão.


... a guia.






paragem na Quinta do Pisão, é sempre bom retemperar as forças.











já final, até a guia já só pensava em estar deitada.

...boas caminhadas.



Portugal Fashion | Desfile Storytailors @ Hotel Ritz e Lisboa


Celebration é o tema/conceito do 37.º Portugal Fashion. E há um bom motivo para isso: o evento continua a celebrar o seu 20.º aniversário. Para assinalar a data, a próxima edição do Portugal Fashion, que decorre de 21 a 24 de outubro em Lisboa e no Porto, vai apresentar algumas novidades em relação ao figurino habitual. Estão previstos eventos paralelos como um concerto de piano e uma exposição retrospetiva, entre outras iniciativas. Quanto aos desfiles, os melhores criadores e marcas portugueses vão revelar as suas coleções Primavera-Verão 2016 em edifícios emblemáticos das duas cidades.



A dupla formada em 1999 e conhecida pelas suas coleções românticas inspiradas em fábulas tradicionais.
Para a primavera/verão 2016, os Storytailors voltaram a inspirar-se em histórias tradicionais portuguesas e
desenharam uma coleção, denominada «Unbreakable», em que as «silhuetas (…) estão marcadas pelos
elementos ar e água, pela porcelana e a azulejaria, pelo casamento entre arte e ciência, pela determinação e o
vibe resistente, que vencem a tragédia e o fatalismo e que conduzem à descoberta e à conquista».
Predominam os «brancos e azuis, reflexos molhados, motivos e símbolos delicados, materiais sólidos mas
frágeis, corpos rígidos, opacos, mas com camadas de transparência na técnica de construção».























segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Rota da Aldeia | Cascais-Sintra


Rota das Aldeias | Cascais-Sintra

Previa-se um dia de chuva e mau tempo, e ainda por cima dia de eleições, mas já era tempo de começarmos uma nova época de caminhadas e de percursos o corpo já pedia…

Entre as muitas opções que temos, e tendo em conta o dia que se avizinhava ficou decido que seria uma caminhada perto, mais uma vez a escolha recaiu em Sintra.

Hora combinada as 09h00, claro que não aconteceu… há sempre atrasos! Mas eram já perto das 10h00 quando finalmente nos pusemos a caminho da Peninha.
Com inicio na Malveira da Serra, no Largo da Capela esperava-nos uma caminhada de 13km/14km, percurso circular, com alguns desníveis, pois iríamos até à Peninha.
Esta caminhada atravessa as sombrias matas de Sintra, bosques de vegetação autóctone e já mais junto ao mar, matos de características mediterrânicas.
O percurso leva-nos a passar algumas aldeias saloias ( Saloio: palavra que deriva do arábico Çahruii e que significa o habitante do campo, o camponês no termo de Lisboa à data da sua conquista pr D. Afonso Henriques) de Sintra, A Biscais, Figueira do Guincho, Almoinhas Velhas.



Passamos também por fornos de Cal ( Almoinhas Velhas ) e por vestígios de uma pedreira já perto do mar a seguir a Figueira do Guincho, onde o nosso percurso cruza com a Grande Rota do atlântico.















aqui já no caminho de regresso à Malveira da Serra.


...boas caminhadas.