segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Rota da Aldeia | Cascais-Sintra


Rota das Aldeias | Cascais-Sintra

Previa-se um dia de chuva e mau tempo, e ainda por cima dia de eleições, mas já era tempo de começarmos uma nova época de caminhadas e de percursos o corpo já pedia…

Entre as muitas opções que temos, e tendo em conta o dia que se avizinhava ficou decido que seria uma caminhada perto, mais uma vez a escolha recaiu em Sintra.

Hora combinada as 09h00, claro que não aconteceu… há sempre atrasos! Mas eram já perto das 10h00 quando finalmente nos pusemos a caminho da Peninha.
Com inicio na Malveira da Serra, no Largo da Capela esperava-nos uma caminhada de 13km/14km, percurso circular, com alguns desníveis, pois iríamos até à Peninha.
Esta caminhada atravessa as sombrias matas de Sintra, bosques de vegetação autóctone e já mais junto ao mar, matos de características mediterrânicas.
O percurso leva-nos a passar algumas aldeias saloias ( Saloio: palavra que deriva do arábico Çahruii e que significa o habitante do campo, o camponês no termo de Lisboa à data da sua conquista pr D. Afonso Henriques) de Sintra, A Biscais, Figueira do Guincho, Almoinhas Velhas.



Passamos também por fornos de Cal ( Almoinhas Velhas ) e por vestígios de uma pedreira já perto do mar a seguir a Figueira do Guincho, onde o nosso percurso cruza com a Grande Rota do atlântico.















aqui já no caminho de regresso à Malveira da Serra.


...boas caminhadas.





Sem comentários: