sexta-feira, 2 de outubro de 2015

6ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa | Arquivo Fotográfico de Lisboa




Entre 27 e 29 de novembro terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a 6ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros, especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines.

Organizado por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando pela primeira vez com o apoio institucional do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este evento é concebido como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Na edição deste ano serão facultados diversos micro-eventos ao público, concedendo-lhe a oportunidade única de assistir e participar em conferências, conversas e outros momentos de contacto com artistas, fotógrafos e especialistas, que invocarão a presente situação do livro de fotografia. 
O fotolivro brasileiro terá uma visibilidade particular na edição de 2015.

Estas iniciativas, de acesso livre, serão complementadas por outras atividades destinadas ao público em geral, jovem e adulto. Um workshop sobre a obra fotolivro e a auto-edição, dirigido a um público especializado, completa os conteúdos desta 6ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa.

APRESENTAÇÂO

Ponto de encontro entre profissionais, apaixonados pela fotografia e o grande público, marcada por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional, em torno do livro de fotografia, onde se facilita a comunicação e a partilha, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem-se constituído como uma iniciativa em crescimento, um polo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico emPortugal, contando com uma significativa adesão de públicos.

Nesta 6ª edição, propomos algumas novidades que certamente contribuirão para uma evolução construtiva do projeto.


Em primeiro lugar, a Feira vai beneficiar de uma nova localização no coração da cidade, conhecida de todos pela designação mais antiga de Arquivo Fotográfico de Lisboa, na rua da Palma. Este espaço, muito acarinhado pelos amantes da fotografia, é o atual Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico. Sendo a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia, parceira do evento desde a primeira hora, achamos natural esta aproximação. O novo espaço, estruturalmente pensado para a fotografia e de grande relevância no quadro cultural de Lisboa, não só dignifica como vai ao encontro dos propósitos da Feira.


O segundo impulso passa pelo reforço de uma das raízes do projeto, que consiste em dar visibilidade aos autores e respetivos projetos de edição. O átrio do Arquivo recebe a apresentação das maquetas/dummies e ali certamente se estabelecerá um diálogo com os autores, que poderão realizar a apresentação dos seus projetos na sala de leitura do Arquivo. Pretende-se favorecer a criatividade editorial junto dos autores e permitir nalguns casos o encontro de pareceres facilitando a sua concretização, como já se verificou em anos anteriores. Na sala destinada aos expositores a bancada principal é dedicada aos autores e utilizada enquanto espaço coletivo destinado à venda das auto-edições.
SUBMISSÃO DE MAQUETAS / DUMMIES

Para mais info visite:

https://www.facebook.com/Feira-do-Livro-de-Fotografia-de-Lisboa-Lisbons-Photobook-Fair-181493571866935/timeline/

ou

http://issuu.com/lisbonsphotobookfair

... e boas leituras.




Sem comentários: