Foi assim ontem durante a conferencia de Margarida Medeiros, no Arquivo Fotográfico.
Sob o tema Espíritos contemporâneos: quando a imagem e os outros mundos se entrecruzam.
"Desde os seus inícios que a fotografia surgiu, por um lado como ferramenta positivista, que representa o observável de acordo com um dispositivo de 'objectividade mecânica'; mas, simultaneamente, como imagem que convoca a fantasmagoria devido ao seu aspecto de duplo. Esta natureza ambígua permitiu que, a partir de 1863, a fotografia espírita se desenvolvesse como forma de atestar a existência de espíritos, de um outro mundo que estaria em continuidade com este, assumindo, no final do século XIX, formas mais abstractas como a 'fotografia de pensamento' ou de 'fluidos' ( com Baraduc e Darget ). No final do século XX, esta vocação das imagens mecânicas ( fotografia e video) para o imaterial volta a reentrar pela porta não da crença mas da arte, com base nos novos medias e inspirados nas características fantasmagóricas que por vezes os novos media assumem ( computador e rede ) de alguma forma convocando questões semelhantes. Nesta palestra irei falar da forma com a qual artistas como Susan Hiller, Vivan Sundaram, João Maria Gusmão, Pero Paiva, Christian Boltanski etc... recorrem a temáticas ocultistas para pensar algumas grandes questões da cultura contemporânea."
Posto isto resolvi experimentar.....
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