segunda-feira, 1 de abril de 2013

Trilho de Ludares | PR1 MGD



Mais uma vez o mau tempo deu uma “aberta” aos caminheiros e neste fim-de-semana de pascoa realizou-se mais uma caminhada na zona beirã de Mangualde com o apoio da Snickers e acompanhados por um Guia Oficial da ENM (FCMP) e um fotografo profissional.

                       


Este percurso tem o seu início junto da Capela de Nossa senhora da Esperança, na freguesia de Quintela de Azurara. É uma das povoações mais antigas do concelho de Mangualde, onde os vestígios remontam ao período romano. 


É um percurso circular que acompanha a Ribeira e o Rio de Ludares, no seu caminho é possível observar a flora e fauna desta zona, entre giestas, pinheiros e eucaliptos temos ora mais perto ora mais longe a presença da agua que corre ribeira a baixo. Junto á zona habitacional é possível ainda ver alminhas, as sepulturas antropomórficas, a Casa de Quintela, imóvel de interesse público, que hoje funciona como Turismo em espaço Rural. Um pouco mais adiante é possível descansar numa zona casario abandonado (Quinta do Coval) de onde se avista o moinho do Coval.



O grupo sempre bem disposto...




Algumas casa abandonadas que ladeiam o percurso.


Devido as chuvas que caíram nos dias antes da caminhada, deixaram o Rio e Ribeira no seu limite de caudal, proporcionando umas belas imagens...








Estas 3 imagens que estão acima, situam-se na Quinta do Coval, onde podemos ver o casario abandonado, a ponte que nos leva ao Moinho do Coval.




 ... alminhas.

e um exemplo de uma sepultura antropomórfica.

Boas caminhadas e em segurança.

Sem comentários: